Ensino Híbrido: Conheça essa metodologia - Colégio Canópus Caraguatatuba

É bem provável que, nos últimos tempos, você tenha lido ou ouvido falar sobre a metodologia chamada de ensino híbrido. A modalidade de educação que mescla aulas presenciais com o ensino remoto está em alta e promete ganhar espaço no universo escolar brasileiro nos próximos meses e anos.

O objetivo dessa metodologia de ensino é levar a educação para além da sala de aula. Esse formato reforça o conceito de que a aprendizagem é um processo contínuo, não pontual, permitindo que professores e alunos possam ensinar e aprender fora do ambiente escolar.

O ensino híbrido está bastante relacionado ao uso de novas tecnologias. Por isso, é fundamental que as instituições busquem utilizar ferramentas digitais como aplicativos, plataformas on-line e videoaulas. Com esses recursos, é possível munir o aluno com o conteúdo necessário para que a aprendizagem ocorra também fora da escola.

A aplicação desse modelo está muito ligada ao desenvolvimento da autonomia dos alunos. O ensino híbrido requer que o estudante seja muito ativo ao longo do seu processo de aprendizagem. É importante ressaltar que a escola e o professor têm o papel fundamental de desenvolver o interesse e a autonomia do aluno durante as aulas presenciais. Por ser um formato relativamente novo e muito associado ao Ensino a Distância (EAD) e ao Ensino Superior, muitas escolas ainda têm dúvidas sobre a adoção dessa metodologia. Nesta matéria, você vai conhecer melhor o ensino híbrido e entender como implementá-lo na sua escola.

A importância da tecnologia

Uma das principais funções da escola é preparar o aluno para o futuro. Vivemos em uma sociedade digital, em que novas tecnologias ganham espaço em nossas vidas todos os dias. Nenhuma instituição de ensino pode ignorar essas novas tendências. 

A ideia por trás de adotar tecnologias educacionais não é simplesmente trocar o caderno por um tablet ou a aula presencial pela videoaula. Quando inseridas de maneira significativa, ferramentas digitais podem transformar o processo de aprendizagem do estudante. Ao trazer o conteúdo da aula de forma mais estimulante e mais alinhada com o momento atual, as escolas desenvolvem também nos alunos habilidades necessárias para navegar nesse novo mundo.

A tecnologia no ambiente escolar também facilita muito a introdução de conceitos de aprendizagem adaptativa, permitindo ao professor acompanhar o desempenho de cada aluno e trabalhar com as necessidades individualmente.

O conteúdo educacional pode ser personalizado pela análise do comportamento e da eficiência de um determinado aluno, permitindo que seu perfil de desempenho seja mapeado e que sejam realizados os ajustes com recomendações de atividades para suprir as necessidades de aprendizagem encontradas. Dessa forma, ao reduzir o esforço mental necessário para aprender novas informações, é possível ter uma melhora no processo de aprendizagem do aluno.

Quando falamos sobre ensino híbrido, a tecnologia se torna ainda mais importante. Isso não quer dizer que a escola precisa gastar fortunas nas soluções mais recentes disponíveis no mercado, mas procurar ferramentas que estejam alinhadas à sua proposta pedagógica.

O Sistema Poliedro, por exemplo, oferece os recursos que ajudam as escolas parceiras a trazer essas ferramentas e tecnologias educacionais para dentro de suas realidades. Com as plataformas digitais AVA e Home School Poliedro, é possível ter acesso a videoaulas e exercícios de qualquer aparelho conectado à internet. As escolas que utilizam o aplicativo P+ ainda têm à disposição uma infinidade de livros digitais e avaliações.

Tendência para o mundo escolar pós-pandemia

Ainda há muitas dúvidas de como será o retorno das aulas presenciais pós-pandemia mundial de COVID-19, mas é certo que o ensino híbrido terá um papel ainda mais marcante nesse momento. As escolas terão de retornar com um número reduzido de alunos, e algum tipo de modelo híbrido terá de ser adotado para que os estudantes possam dar continuidade aos estudos. Muitas escolas já haviam adotado algumas soluções digitais quando as aulas presenciais tiveram de ser interrompidas, e essa mescla de aulas em sala com conteúdos on-line invadirão mais fortemente a vida do estudante no mundo pós-pandemia.

Benefícios da adoção do ensino híbrido

Uma das principais vantagens do ensino híbrido é facilitar a implementação de metodologias ativas. Também denominada “Aprendizagem baseada em projetos”, a metodologia ativa, sugerida pelo filósofo e pedagogo americano John Dewey, é um método de ensino em que o aluno pensa, toma decisões, faz escolhas e participa ativamente da aula. O foco da ação pedagógica está no aprender fazendo.

Nesse modelo, o aluno se torna o personagem principal do seu processo de aprendizagem, desenvolvendo a capacidade de absorção de conteúdos de maneira autônoma e participativa. A aprendizagem adaptativa busca entender as necessidades de cada aluno, pensando no ritmo e dificuldades, individualmente, adaptando o ensino. 

Um exemplo desse tipo de metodologia é a chamada “sala de aula invertida”. Nesse formato, o aluno é exposto ao conteúdo que será abordado antes da aula com o professor, muitas vezes com videoaulas ou leituras prévias. Dessa forma, o estudante é incentivado a entender os conceitos da matéria de modo mais autônomo. Em sala, ele usa essa oportunidade para discutir os conhecimentos adquiridos e tirar dúvidas, ou seja, em casa acontece a apreensão do conceito, e com o professor a consolidação da aprendizagem.

O ensino híbrido também permite ao aluno ter mais controle sobre o ritmo e o ambiente em que esses estudos acontecem. Com isso, a escola também ajuda o aluno a desenvolver a disciplina e a responsabilidade.

Desafios da adoção do ensino híbrido

Apesar de essa tendência estar em alta, a verdade é que o Brasil é um país de dimensões continentais, com grandes diferenças entre suas regiões e na maneira como as escolas trabalham dentro de suas realidades locais. Nem todas as instituições de ensino possuem acesso à tecnologia de ponta, mas, felizmente, o ensino híbrido também pode ser desenvolvido por projetos, debates, exercícios, pesquisas de campo etc.

O uso de tecnologias educacionais também pode ser uma dificuldade para alguns professores. Cabe à escola oferecer a formação necessária para que o seu corpo docente saiba como utilizar as ferramentas que estão a seu dispor. O engajamento dos profissionais e a capacidade de empregar essas tecnologias é essencial para a metodologia.

Fonte: Poliedro Sistema de Ensino

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